A CEUC abrirá seu segundo concurso anual


As moradoras da Casa da Estudante Universitária de Curitiba, em assembleia no dia 26 de junho, escolheram a Comissão de Concurso 2017.2, composta pela diretora do departamento de alojamento, duas moradoras, duas conselheiras e outra diretora. Elas ficarão responsáveis pela escolha das futuras moradoras da Casa.

SOBRE A CASA

A Casa da Estudante Universitária de Curitiba - CEUC, foi construída na luta por moradia de muitas jovens que vinham de outros lugares para estudar na UFPR, e que enfrentavam a problemática de não ter onde morar. Hoje, com seus 63 anos de existência, cumpre a finalidade alojar, sem distinção de raça, ideologia, religião ou orientação sexual, mulheres estudantes não domiciliadas em Curitiba, carentes de recursos financeiros, matriculadas na Universidade Federal do Paraná, priorizando estudantes brasileiras, oferecendo-lhes, além de domicílio, ambiente propício ao desenvolvimento da personalidade e estímulo à solidariedade universitária. Aliás, a presença na Casa de mulheres tão diferentes, permite um pluralismo cultural marcante.
Novembro de 1983.

Agosto de 1984.

Novembro de 2015. Encontro de moradoras e antigas moradoras.


Mas tudo isso só é possível com uma organicidade que requerer coletividade, participação e sororidade.

ORGANIZAÇÃO

Para organizar esse cantinho em terra estranha, possuímos uma organização administrativa exercida através da Assembleia Geral, Conselho deliberativo e fiscal e a Diretoria Executiva. A assembleia, é o órgão máximo de deliberação, momento em que todas as moradoras participam para tomar alguma decisão. A diretoria executiva é composta pela diretora, vise diretora e as diretoras dos departamentos de higiene, comunicação, cultural, alojamento, pessoal, obras e alimentação, são elas que irão fazer a coisa andar, com colaboração de todas as outras moradoras. Por outro lado, temos o Conselho Deliberativo e Fiscal, são as conselheiras, responsáveis por zelar pelo convívio das moradoras e funcionamento da Casa. Cada departamento possui uma conselheira. E não menos importante, a organização da CEUC conta com as tesoureiras, que se encarregam da contabilidade, aplicando orçamento e controlando despesas.

Mais informações, consulte nosso Estatuto e Regimentos.


ESTRUTURA

São nove andares distribuídos entre salas de estudos, TV, informática, deposito e quartos, além do bicicletário que se encontra no térreo. Cada quarto é dividido entre 3 meninas.

O Alojamento abriga uma rotatividade maior, já que tem caráter temporário.

Banheiros e cozinhas, bem como lavanderias e salas (cada andar possui) são de comum uso entre as moradoras.

CONCURSO

Em abril/maio e julho/agosto/setembro é realizado o concurso da casa. A primeira etapa é a pré-inscrição, isto é, o preenchimento de um formulário, com alguns dados, para poder ser dividido a entrega de documentos. A segunda etapa, é basicamente a inscrição. A entrega de documentação comprobatória de renda. E a terceira etapa, é a entrevista.

A Casa oferece vaga no alojamento para meninas que irão tentar o concurso. É importante salientar que, caso não passe de primeira, poderá ficar em nosso alojamento, mas nada de desistir do curso.



Esse ano, o concurso 2017.2 adotará a temática "Todas por Todas" a fim de retratar as lutas das mulheres da história e de nossa geração. A CEUC não deixa de ser resultado dessa luta, por isso o concurso será um convite para que outras mulheres façam parte deste espaço.

MENSALIDADE

Atualmente temos uma mensalidade de 35 reais, valor pago pelas moradoras efetivas. Moradoras que se encontram no alojamento, que se inscrevem e participam do concurso, pagam 50 reais, as outras, durante os três primeiros meses pagam 100 reais, e depois, 75,00 reais.

Em breve teremos mais informações sobre o concurso. Acompanhe pelo blog: http://ceucpr.blogspot.com.br/ ou/e pelo facebook: https://www.facebook.com/ceucpr/.



Por Ana Paula Hupp
Coordenadora do Departamento de Comunicação